O jogo entre Brasil e Alemanha, conhecido como a “Humilhação de Minas”, ocorreu em 8 de julho de 2014, durante a Copa do Mundo da FIFA no Brasil. A partida, realizada no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, terminou com uma vitória esmagadora da Alemanha por 7 a 1 sobre o Brasil. Este resultado chocante eliminou o Brasil na semifinal do torneio e é lembrado como um dos momentos mais dolorosos na história do futebol brasileiro.
Os gols da Alemanha foram marcados por Thomas Müller, Miroslav Klose, Toni Kroos (2), Sami Khedira, André Schürrle (2) e Bastian Schweinsteiger. O único gol do Brasil foi marcado por Oscar.
O time do Brasil que entrou em campo naquela fatídica noite foi o seguinte: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho, Luiz Gustavo e Paulinho; Oscar, Neymar e Hulk. O técnico era Luiz Felipe Scolari.
O time da Alemanha que venceu a partida foi composto por: Manuel Neuer; Philipp Lahm, Jérôme Boateng, Mats Hummels e Benedikt Höwedes; Sami Khedira, Toni Kroos e Bastian Schweinsteiger; Thomas Müller, Miroslav Klose e André Schürrle. O técnico era Joachim Löw.
O jogo começou de forma desastrosa para o Brasil, que sofreu quatro gols nos primeiros 30 minutos. Thomas Müller abriu o placar aos 11 minutos, seguido por gols de Miroslav Klose, Toni Kroos e Sami Khedira, que deixou o placar em 5 a 0 ainda no primeiro tempo. No segundo tempo, André Schürrle marcou dois gols, e Oscar descontou para o Brasil aos 90 minutos, mas Bastian Schweinsteiger fechou o placar em 7 a 1 aos 92 minutos.
Este resultado teve um impacto profundo no futebol brasileiro, levando a uma série de mudanças na Seleção Brasileira, incluindo a demissão do técnico Luiz Felipe Scolari e a saída de vários jogadores que atuaram na partida.
Desde então, o Brasil tem buscado se reerguer e recuperar a confiança da torcida. A Seleção tem passado por várias reformas e mudanças, com novos treinadores e jogadores emergindo como líderes. A próxima grande oportunidade para o Brasil mostrar sua força será na Copa do Mundo de 2026, onde o time buscará redimir-se e voltar a ser uma potência no futebol mundial.
Atualmente, o Brasil está se preparando para as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. O próximo jogo da Seleção está marcado para 5 de setembro de 2025, contra a Colômbia, em partida válida pelas Eliminatórias.
O time atual do Brasil conta com jogadores de destaque como Neymar, Vinícius Júnior, Casemiro, Alisson Becker e Marquinhos, que são considerados pilares da equipe e têm a responsabilidade de levar o Brasil de volta ao topo do futebol mundial.